O primeiro filme analisado, “Happy Feet: O Pingüim”, se passa na Antártida e conta a história de Mano, um pingüim imperial que não consegue cantar e, assim, conquistar sua amada Glória, como determina a tradição entre os da sua espécie.
Ele, porém, foi o único a nascer com o dom do sapateado e tentará de todas as formas provar que pode conquistar o seu amor e resolver os problemas da comunidade com o talento que tem nos pés.
O filme traz consigo a realidade dos pingüins e os problemas enfrentados por estes devido às ações dos homens. Essa animação trabalha temas como pesca predatória, aquecimento global, escassez de alimento, dentre outros, através de um enredo que conta histórias de amor e a necessidade de manutenção da espécie.
É uma animação que pode ser utilizada em sala de aula por tratar de temas importantes e reais, e por deixar claras as atitudes que devem ser seguidas e aquelas que prejudicam o meio ambiente. Todavia, é preciso que o professor esteja preparado para elucidar determinados assuntos que não são tratados de forma clara ou para explicar algumas informações que são passadas de forma indireta. Exemplo disso é a explicação dada pela gaivota de que o anel amarelo que usa em uma das pernas foi colocado por ETs. Nesse caso, cabe ao educador explicar corretamente do que se trata o objeto e por quem foi colocado.
Apesar de algumas mensagens ficarem subtendidas, “Happy Feet” é um filme que aborda de forma séria, sem exagero, os problemas ambientais que trabalha.
Apesar dos seres humanos serem tratados como ETs, ele deixa claro que os problemas causados àquele ecossistema ocorreram devido às ações extremadas de espécies que não fazem parte daquele meio. E, o mais importante, mostra que a mudança de atitude dos homens é fundamental para que o meio ambiente não mais sofra as conseqüências de atos irresponsáveis.
A análise fílmica mostrou que as animações “Happy Feet” e “Peixe Frito” possuem um grande potencial de aplicabilidade no trabalho realizado pela Educação Ambiental. É necessário que as crianças cresçam tendo a consciência de que são responsáveis pelas conseqüências de seus atos e que o resultado de suas atitudes afeta o planeta como um todo. Nesse sentido, as animações podem ser de grande utilidade no trabalho de formação das idéias e do pensamento do público infantil. Ficou clara, também, a necessidade de preparo do professor tanto no momento de seleção das animações quanto para tratar dos assuntos que são abordados. O filme “Os Simpsons” é o exemplo de uma abordagem ambiental equivocada que deve ser evitada para não trazer complicações futuras. Os meios de comunicação podem auxiliar na formação de uma sociedade mais consciente e cidadã com relação aos problemas enfrentados pela humanidade, sejam eles de ordem econômica, política, ambiental ou cultural. A utilização de animações, para tal, se configura apenas numa evolução nos métodos de ensino e aprendizagem condizente com a realidade dos meios audiovisuais. Cabe aos professores identificar qual linguagem será melhor recebida por seus alunos e a forma como os recursos de cada meio podem ser explorados, adequando-os a cada assunto a ser abordado.
Ao serem usados de forma ética, os meios de comunicação podem ser importantes instrumentos para a criação e manutenção do sentido de cidadania entre as pessoas. A utilização consciente, e não apenas com finalidade econômica, desses meios, pode ser uma ferramenta essencial no desenvolvimento de cidadãos capazes de conviver em equilíbrio consigo mesmos e com o meio social e natural em que estão inseridos. Por isso, utilizar a receptividade e a afinidade com que os jovens se relacionam com os meios de comunicação pode ser uma maneira eficiente de diversificar o processo de aprendizagem e torná-lo mais prazeroso para os alunos.
O gênero animação é, dentre todos os outros, o mais popular entre os apreciadores da sétima arte, sejam eles adultos ou crianças. Os desenhos animados, assim como os filmes de animação, têm grande influência na formação da personalidade das crianças, uma vez que estes a acompanham praticamente durante toda a infância.
Esse tipo de mídia apresenta muitas possibilidades, dentre elas o entretenimento, que é a mais utilizada, e a educação. Todavia, a implementação dos desenhos e filmes de animação como uma maneira de transmitir educação e conhecimento ainda é pouco utilizada ou feita de forma errônea. É preciso voltar as atenções para a capacidade pedagógica que esse tipo de mídia tem, de forma a disseminar de maneira mais qualitativa os conhecimentos necessários para garantir o efetivo discernimento sobre a atual situação do planeta.
A utilização dos filmes de animação, portanto, se faz importante devido à receptividade com que esse gênero é recebido pelos expectadores, bem como a influência que exercem na formação da opinião sobre os assuntos abordados. A aplicação de animações como ferramentas de disseminação de conhecimentos acerca da questão ambiental pode apresentar resultados satisfatórios no que concerne aos trabalhos de sensibilização e de conscientização desenvolvidos pela Educação Ambiental.
Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação
XI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste – Brasília – 4 a 6 de junho de 2009
Um comentário:
Esse blog está extremamente interessante. A alimentação do blog está de parabéns, atualizadíssimo e com atividades que reamente a escola tem desenvolvido, pois faço parte dela. Parabéns ao alimentador e atoda equipe.
Rosi
Postar um comentário