TRABALHANDO COM TABELAS NUMÉRICAS.
B E
C F
Chuva de ideias:
- Discutir com os alunos a regularidade na escrita numérica;
- Valor posicional;
- Sucessor e antecessor;
- Mairo que, menor que;
- Ao descer adicionamos sempre 10, ao subir verticalmente subtraimos sempre 10;
- Caminhando para frente horizontalmente sempre acrescentamos mais um número, ao retrocedermos, diminuimos sempre um número;
- Somatória das diagonais. Ex: TABELA B - 11 - 1+1=2, 22 - 2+2=4, 33 - 3+3=6 e etc. TABELA E - 19 - 1+9=10, 28 - 2+8=10, 37 - 3+7=10 e etc;
- Orientar para preenchimento das tabelas apenas de maneira vertical, ou apenas de maneira horizontal para perceber regularidades;
- Ditado de números baseado em colunas e linhas. Ex: 5ª linha, 6ª coluna, preencha o número correto;
- Comparação entre a tabela A e C com as B, D, E e F quanto ao número inicial e ao número final de cada uma das tabelas;
- Oferecer as tabelas uma a uma, não todas de uma única vez;
- Captar outras sequências, do 100 ao 200, ou outros trechos de números com as mesmas orientações.
Sugestões de trabalhos possíveis coletadas com os professores nas reuniões de
JEIF do dia 22/03/2011 - Grupo I e II.
Nenhum comentário:
Postar um comentário