quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Robótica na EJA


“DEUS ME LIVRE, MAS QUEM ME DERA!”
      Olá pessoal, somos alunos do Básico II, da EJA (Educação de Jovens e Adultos), escolhemos abordar neste espaço o trabalho desenvolvido em nossa unidade escolar durante as aulas do Laboratório de Informática, que neste semestre foram centradas no ensino de Robótica. 
Estamos aqui para dizer que se você, assim como a maioria de nós (no início), acredita que ROBÓTICA é apenas para algumas pessoas, que é necessário ser dotado de habilidades e competências especiais, somente para os jovens; enfim, que não tem nada a ver com EJA, com inclusão digital; está mais do que na hora de rever seus conceitos.

Para falarmos da importância das aulas de Informática Educativa, precisamos antes de mais nada, relatar que morríamos de medo daquela máquina, que mais parecia um monstro em na nossa frente. Embora, muitos já conhecessem um pouco aquele monstro, foi meio difícil; pois no fundo, no fundo, todos achavam que sabiam alguma coisa, mas, na verdade... 

Bom, o fato é que de repente, fomos apresentados ao professor Daniel, e então, o que achávamos que sabíamos foi por terra, ele nos mostrou uma pegada diferente da computação. 

Podemos falar por experiência própria, pois esta vivência, além de ter sido um enorme desafio, foi um importante processo de aprendizagem, nos proporcionou muitas alegrias e descobertas. Nosso desejo em compartilhar com todos esta incrível experiência baseia-se principalmente, na constatação do fato de termos percebido que qualquer pessoa é capaz de aprender robótica afinal, diferentemente, do que a grande maioria da população brasileira acredita; ela está presente em nosso cotidiano e, é passível de ser compreendida e utilizada. É como diz aquela canção: 

Robótica: “....Deus me livre, mas quem me dera!! …” Rs!
           
           Tivemos muitos obstáculos, uns fáceis, outros nem tanto. Foram muitos desafios, um deles, foi a montagem de uma motocicleta. Alguns alunos tiveram muitas dificuldades; não passaram nem da montagem das rodas, já outros... Foi um sucesso, realizaram a atividade em pouquíssimo tempo. Foi então que começamos a descobrir que a Computação, a Informática educativa, ia além do que conhecíamos, que seu significado envolvia um universo muito mais  amplo, o qual não se resumia apenas à links e sites. 

Quando pensamos ter superado as dificuldades, afinal havíamos concluído a  montagem da motocicleta, surge o professor Daniel com um novo desafio: montar um helicóptero. AFFF!!!

Por sorte, dessa vez, não foi tão ruim quanto a primeira, percebemos algo diferente no ar, nos sentimos capazes, acreditamos que poderíamos realizar a tarefa, apesar de não ter sido nada fácil.

Tivemos ainda, uma gincana envolvendo todas as turma da escola, foi muito divertido. Na última aula o professor organizou uma competição na qual, nossa turma, mostrou a que veio; terminamos em primeiro lugar!!! 
Brincadeirinha: sabemos que o importante é competir. SQN (só que não)..rs

Hoje, podemos dizer que, em pouco tempo, aprendemos coisas incríveis; graças à Deus, primeiramente, e depois a competência e dedicação dos nossos queridos professores Daniel e Silmara.

Gostaríamos de registrar aqui, nossos sinceros agradecimentos e o desejo de que outros, assim como nós, tenham a oportunidade de vivenciar esta maravilhosa experiência. Obrigado professores pela paciência e carinho, pois se hoje sabemos um pouco mais, é em virtude da competência e dedicação de vocês. VOCÊS SÃO O MÁXIMO!

Concluímos citando uma frase do célebre educador Paulo Freire:

“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria!”.





Contribuíram para produção deste texto os  alunos da Turma Básico II EJA  

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