JORNAL DA ESCOLA
O jornal não é uma atividade paralela na nossa escola, nós não escrevemos por causa do jornal, a escrita é uma atividade constante, a única diferença é que os textos, com a ajuda do jornal, vão circular socialmente, e assim essa escrita ganha um novo sentido.
Cada professor seleciona, junto com a sua turma, os textos e desenhos produzidos, e os entrega à equipe do jornal. Vale dizer que essa seleção coletiva, feita em sala com os próprios estudantes/autores, é um estímulo à cidadania e confere mais legitimidade às produções selecionadas. Os textos são revisados junto com os estudantes, para que eles não sejam expostos publicamente em suas dificuldades de escrita.
Cabe, portanto, à equipe do projeto Jornal da Escola, alunos dos 5ºs anos do Ciclo Interdisciplinar de Ensino, inscritos no programa Mais Educação São Paulo, trabalharem a DIAGRAMAÇÃO. Ela é feita no computador, com o auxilio de programas específicos. Depois de diagramado o jornal passa por mais uma avaliação pela gestão da escola, e só então vai para secretaria, que imprime os exemplares e encaminha para distribuição à comunidade.
Após essas etapas acontece a leitura e a apropriação da publicação por todas as turmas da escola, de modo a contribuir para o letramento dos autores - leitores do jornal escolar.
Turmas do Projeto Jornal da Escola – Profª Silvana Magalhães (POIE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário