quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Aprendizagem por Projetos


APRENDIZAGEM POR PROJETOS

 

DOCÊNCIA COMPARTILHADA

 

              O programa Mais Educação São Paulo propõe, entre outras ações, a criação da docência compartilhada entre dois ou mais professores nas turmas do 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

 

Esses professores trabalham em conjunto na sala de aula, dividindo não só a presença na aula, mas produtos e projetos que são coletivos”.

Fernando José Almeida – Diretor de Orientações Técnicas da SME

 

Essa ação pressupõe um trabalho mais solidário entre os professores da sala (regentes) e os especialistas (artes, sala de leitura, informática educativa, etc.).

 

Nossa escola está desenvolvendo a docência compartilhada considerando a aprendizagem por projetos. Acreditamos que ao invés de serem estimulados por aulas tradicionais, os estudantes precisam buscar respostas para questões mais complexas, que envolvam as várias disciplinas, e devem apresentar um produto final como resultado de suas pesquisas.

 

Nesse meio tempo, enquanto planejam, organizam e executam o projeto, eles se deparam, na prática, com situações em que precisam trabalhar em grupos, lidar com opiniões diferentes, comunicar aquilo que estão pensando, defender seu ponto de vista e criticar os que não consideram ser adequados. Tal como na vida.

 

A saber...

Projetos que estão sendo desenvolvidos em nossa escola:

 

Meio Ambiente – tem como objetivo realizar ações voltadas à preservação e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo um intercâmbio entre a escola e a comunidade.

Profªs Silvana (POIE) com Leonice (4º ano A) e Eunice (5º ano C).

Profªs Ana Paula (POSL) com Leonice (4º ano C) e Célia (5º ano D).

 

Iniciação à pesquisa científica – pretende trabalhar procedimentos para a elaboração de um projeto científico, tais como: roteiro, resumo, resenha e folder – tendo como tema Meio Ambiente.

Profªs Ivanete (POSL) com Mariuza (4º ano B) e Fabiana (5º ano B).

 

Raciocínio Lógico Matemático – propõe aos estudantes vivenciarem vários tipos de situações que exigem análise e reflexão sobre a matemática, a partir de jogos interativos no computador.

Profªs Rosi (POIE) com Margarete (4º ano D) e Mari (5º ano E).

 

Teatro –  pretende desenvolver a interdisciplinaridade, principalmente em Língua Portuguesa, com diversas ações: leituras dramatizadas, criação de textos teatrais, ilustrações, cartazes, entre outros.

Profªs Tatiana (Artes) e Ana Virgínia (5º ano A)

 

Projeto Jornal da Escola - Profª Silvana Magalhães (POIE)

 

Nenhum comentário: