Tendo em vista a continuidade dos processos de investigação sobre a aprendizagem dos alunos acerca do conhecimento da escrita dos números, indicamos a necessidade de realizar a "Sondagem de Números" neste 2° sem/2011. A aplicação deve seguir as Orientações para a realização da Sondagem de Números incluídas nesta postagem.
Data de entrega: 12 de setembro de 2011 (segunda-feira)
ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA SONDAGEM DE NÚMEROS PARA O MÊS DE SETEMBRO
Por que fazer?
Para decidir qual a melhor situação didática propor, qual campo numérico explorar e quais aspectos da representação desenvolver, é preciso fazer sondagens com os alunos para verificar os conhecimentos que têm a respeito da escrita dos números.
Como fazer?
Organize os alunos em pequenos grupos e proponha a escrita dos números individualmente.
Explique que, em vez de escrever usando letras, eles hoje vão escrever os números, pequenos e grandes, que você for ditando, utilizando algarismos. Os alunos devem escrever um número embaixo do outro para facilitar a sua análise.
Entregue a cada criança meia folha de papel sulfite e peça-lhe que escreva seu nome.
Realize o ditado, falando cada número naturalmente, sem pausas que podem dar falsas pistas aos alunos. Repita o número ditado quantas vezes o aluno precisar.
Recolha os ditados dos alunos, analise as escritas e registre suas observações na planilha indicada para a turma.
O que fazer depois?
Retome a atividade e faça com os alunos uma análise rápida da escrita dos números ditados. Deixe que discutam livremente e encontrem formas de verificar se a escrita está correta.
Os Guias de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor (2º, 3º e 4º ano) trazem boas sugestões de atividades que fazem os alunos avançarem no conhecimento numérico.
Números indicados para a sondagem
1º, 2º e 3º ano (de 9 anos) | 3º e 4º PIC |
500 5 329 68 607 2012 70 3124 3000 | 400 52 7212 301 10523 2008 40 2439 5000 |
Equipe Betinho 

Nenhum comentário:
Postar um comentário