terça-feira, 23 de agosto de 2011

SONDAGEM DE NÚMEROS - SETEMBRO 2011

Queridos Professores:

Tendo em vista a continuidade dos processos de investigação sobre a aprendizagem dos alunos acerca do conhecimento da escrita dos números, indicamos a necessidade de realizar a "Sondagem de Números" neste 2° sem/2011. A aplicação deve seguir as Orientações para a realização da Sondagem de Números incluídas nesta postagem.

Data de entrega: 12 de setembro de 2011 (segunda-feira)

ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA SONDAGEM DE NÚMEROS PARA O MÊS DE SETEMBRO

Por que fazer?

Para decidir qual a melhor situação didática propor, qual campo numérico explorar e quais aspectos da representação desenvolver, é preciso fazer sondagens com os alunos para verificar os conhecimentos que têm a respeito da escrita dos números.

Como fazer?

 Organize os alunos em pequenos grupos e proponha a escrita dos números individualmente.
Explique que, em vez de escrever usando letras, eles hoje vão escrever os números, pequenos e grandes, que você for ditando, utilizando algarismos. Os alunos devem escrever um número embaixo do outro para facilitar a sua análise.
Entregue a cada criança meia folha de papel sulfite e peça-lhe que escreva seu nome.
Realize o ditado, falando cada número naturalmente, sem pausas que podem dar falsas pistas aos alunos. Repita o número ditado quantas vezes o aluno precisar.
Recolha os ditados dos alunos, analise as escritas e registre suas observações na planilha indicada para a turma.

O que fazer depois?

Retome a atividade e faça com os alunos uma análise rápida da escrita dos números ditados. Deixe que discutam livremente e encontrem formas de verificar se a escrita está correta.
Os Guias de Planejamento e Orientações Didáticas para o Professor (2º, 3º e 4º ano) trazem boas sugestões de atividades que fazem os alunos avançarem no conhecimento numérico.

Números indicados para a sondagem

1º, 2º e 3º ano (de 9 anos)
3º e 4º PIC
500
5
329
68
607
2012
70
3124
3000
400
52
7212
301
10523
2008
40
2439
5000




Equipe Betinho 

Nenhum comentário: