A gripe surge com sintomas severos de febre alta, dor de garganta, dores no corpo, dor de cabeça, fraqueza, mal-estar geral, calafrios, tosse intensa e dificuldade de respirar e, em idosos e pessoas com baixa imunidade, pode haver necessidade de internação hospitalar, às vezes levando o paciente à morte. O resfriado pode provocar irritação na garganta e no nariz, espirros, coriza, obstrução nasal e, às vezes, mal estar geral com pequeno aumento da temperatura corpórea.
A gripe dura cerca de 1 a 2 semanas, e o resfriado, em geral, dura cerca de 4 a 7 dias, ambos desaparecendo à medida que o organismo melhora suas defesas. Contudo, nada impede que uma mesma pessoa tenha episódios repetidos das citadas doenças, causadas por outros germes.
Tanto a gripe como o resfriado podem se complicar, principalmente quando a pessoa está com baixa imunidade, o que é comum em crianças pequenas, idosos, asmáticos e pessoas com doenças crônicas, ocorrendo inflamação do ouvido (otite) e dos seios da face (sinusite), além de piorar as crises asmáticas e bronquites.
Tratamento
O repouso, o uso de antitérmicos em caso de febre, as nebulizações e os descongestionantes nasais, quando prescritos por médicos, ajudam no combate aos sintomas das doenças e, os antibióticos, só quando houver complicações bacterianas.
A vacina reduz o risco de gripe em até 90% no caso de pessoas saudáveis, mas os resfriados, provocados por outros vírus, não são prevenidos com a vacina. Devem tomar a vacina:
· Pessoas com mais de 60 anos de idade, mesmo cardíacos, asmáticos, hipertensos, diabéticos, portadores de HIV e imunodeprimidos.
· Pessoas que prestam assistência em albergues, creches e similares.
· Adultos e crianças portadores de doenças crônicas pulmonares ou cardiovasculares.
· Adultos e crianças que necessitam de acompanhamento médico regular ou devido a doenças metabólicas crônicas.
· Crianças e adolescentes que estejam fazendo uso de Aspirina a longo prazo.
· Gestantes no segundo ou terceiro trimestre de gravidez, durante o inverno.
· Profissionais de Saúde em atividade.
· Pessoas que tenham contato frequente com outras em grupos de alto risco para infecção pelo Influenza.
Para prevenir o resfriado e a gripe:
1. Lave as mãos:
A maioria dos resfriados se propaga através de um contato direto. Por exemplo, se uma pessoa doente assoar o nariz, esta terá vírus nas mãos, que por sua vez poderão ser depositados em um telefone, um teclado ou um vidro.
Os germes podem viver por horas, portanto lave suas mãos com frequência! Se essa possibilidade estiver fora de seu alcance esfregue suas mãos uma na outra, desta forma os germes são destruídos igualmente. Faça-o com força e pelo menos durante 1 minuto.
Os germes podem viver por horas, portanto lave suas mãos com frequência! Se essa possibilidade estiver fora de seu alcance esfregue suas mãos uma na outra, desta forma os germes são destruídos igualmente. Faça-o com força e pelo menos durante 1 minuto.
Como mencionado anteriormente, os germes permanecem nas mãos. É bastante aconselhado assoar o nariz com um lenço, espirrar ou tossir em um lenço também. Isso é um bom meio de afastar os germes.
3. Não toque o seu rosto com as mãos:
Os vírus da gripe e dos resfriados se introduzem no seu organismo por intermédio dos olhos, do nariz e da boca, ao tocar estas partes, a maioria das pessoas, adultos e crianças tansmitem os germes ao seu entorno.
4. Beba bastante líquido:
A água limpa o organismo! Esse ditado é verdadeiro, beber bastante água (1 litro e meio por dia) permite eliminar os venenos, bactérias e outros vírus, além de hidratar. Podemos considerar que através da água, os germes são diluídos e isso permite uma eliminação mais rápida.
Isso pode parecer paradoxal, mas o ar fresco permite melhorar a resistência ao frio, sobretudo no inverno, pois o organismo fica vulnerável quando nos afastamos ambientes aquecidos e voltamos ao frio. Por isso, também evite ambientes fechados.
6. Pratique exercícios regularmente
Faça exercícios (esporte ou caminhada), pois isso ajuda a desenvolver uma resistência no sistema imunológico (sistema de defesa). Ele irá combater os agressores de forma mais eficaz (vírus e bactérias).
Encontramos em frutas e legumes moléculas naturais que chamamos de fitossubstâncias , estas são, por exemplo, as vitaminas, os carotenos, etc. Estes últimos contribuem para reforçar as defesas do corpo humano.
Estudos mostraram que tomar um iogurte por dia pode reduzir em 25% a probabilidade de ter um resfriado. Acredita-se que as bactérias presentes no iogurte poderiam estimular o sistema imunológico (de defesa).
9. Não fume ou fume menos
O fumo paralisa os cílios do nariz, menos germes são retidos e o corpo se fragiliza. Especialistas acreditam que fumar um cigarro por dia pode paralisar os cílios por 30 a 40 minutos.
Um consumo muito alto de álcool destrói o fígado que é um dos principais órgãos de purificação dos germes. Além disso, o álcool provoca uma desidratação do corpo e isso é contrário à prevenção e ao tratamento de uma gripe.
Relaxar é muito importante. Estudos mostraram que o relaxamento pode ativar o sistema imunológico. De fato, suas interleuquinas, moléculas importantes dentro do sistema de defesa contra os vírus da gripe e dos resfriados, aumentam na circulação sangüínea. Você irá aumentar então suas defesas.
Fontes: http://www.criasaude.com.br/
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/resfriado/ Consulta em 14/06/2011 as 20h.
Contribuição da Professora Silvana para o nosso blog. O texto será utilizado com as turmas da EJA para posterior produção de matéria para o Jornal Amigos do Betinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário