segunda-feira, 17 de junho de 2019

Feelings/sentimento


PESQUISA de INGLÊS - FEELINGS/SENTIMENTOS

Os sentimentos são informações que todos os seres biológicos são capazes de sentir nas diferentes situações que vivenciam. Todo ser é dotado de sentimentos e eles são diferentes entre si.
A parte do cérebro que processa os sentimentos e emoções é o sistema límbico. Sendo alvo do estudo da medicina, biologia, filosofia e psicologia. 
Partindo de uma conversa e conceito sobre sentemintos, neste bimestre foi solicitado aos alunos dos nonos anos (9º a e b) que realizassem uma apresentação em inglês com o tema – feelings / sentimentos, cada grupo ficou com um subtema para pesquisa:

Felicidade – happiness

Constrangimento – embarrassment

Amor - love

Desapontamento – disappointment

Raiva – anger

As apresentações foram além das expectativas da professora Regina. Os alunos pesquisaram de maneira significativa, enriquecendo o aprendizado com o assunto estudado e interagindo com todos nas apresentações, com explicações esclarecedoras, dinâmicas, posicionamentos pertinentes, exemplos para facilitar no processo de ensino , assegurando uma reflexões  sobre as ações do cotidiano em nossas vidas.
   
PARABÉNS A TODOS QUE SE COMPROMENTERAM A APRESENTAR UM TRABALHO EXCELENTE.

segunda-feira, 3 de junho de 2019

INTERNET COM "RESPONSA"


Pesquisas recentes apontam que, dentre um universo de 29,7 milhões de crianças e adolescentes brasileiros de 09 a 17 anos, mais de 23 milhões são usuários da Internet.
Esses números nos fazem perceber a importância da instrução voltada para crianças e adolescentes com foco no ambiente digital; entretanto, instruí-los em como ter boas ações no uso da Internet vai muito além do ensino no manuseio das novas tecnologias.
Infelizmente, muitas vezes, a Internet também é utilizada para exposição de conteúdos inapropriados, contato com pessoas desconhecidas e mal-intencionadas, acesso a julgamentos indevidos, ofensas, preconceito e discriminação, além de publicidade exagerada. Consciente da importância de que a Internet tem em nosso cotidiano, e sensibilizada pelas preocupações em relação ao uso da Internet por crianças e adolescentes, a professora Maria Silvana Magalhães, de Tecnologias Para a Aprendizagem, está desenvolvendo com as turmas de 4º e 5º anos (período da manhã) o projeto "Internet com Responsa", com intuito de orientar os estudantes em como usar a Internet com mais segurança e responsabilidade.


Fonte: Pesquisa TIC Kids 2015 do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação – Cetic.br – Disponível em: http://cetic.br/pesquisa/kids-online/ Acesso em 10/10/16.

Professora Maria Silvana – Tecnologias Para a Aprendizagem

Khan Academy



Mediado pela professora Maria Silvana Magalhães por meio de uma plataforma na Internet chamada “Khan Academy”, o projeto tem como objetivo principal revisar os conteúdos já estudados em matemática nas séries de anos anteriores, e na série atual, fazendo uso da Tecnologia.
Está baseado em um modelo de aprendizagem colaborativa, com a utilização de recursos multimídias como vídeos, textos explicativos e exercícios, os quais são organizados em níveis progressivos de dificuldade. Possui também um sistema de gamificação¹, deste modo, o processo de aprendizagem se torna mais atrativo e empolgante, pois o estudante é convidado a formar um perfil no qual vai somando pontuação de acordo com os acertos dos exercícios, podendo ser recompensado até por medalhas e prêmios.
Participam desse projeto, como Apoio à Aprendizagem, a turma do 6º ano B. Agora está sendo ofertado em mais dois momentos, fora do período escolar dos estudantes, duas turmas: a primeira às sextas-feiras das 9h30min. até às 12h00min., e a segunda das 12h00min. até 13h30min., no laboratório de Tecnologias para a Aprendizagem.
Os estudantes terão a oportunidade de fazer as atividades recomendadas pela professora durante as aulas e, ainda, quando conveniente, concluírem parte das recomendações em casa.
Os conteúdos serão recomendados de acordo com o nível de aprendizagem e necessidade de cada estudante, fazendo uso dos diagnósticos ou resultados de avaliações dos professores da disciplina para alocar cada um em tarefas distintas e diferenciadas.
Obs.: O projeto acontecerá se houver aderência mínima de 15 alunos em cada turma.