quinta-feira, 31 de março de 2011

OS SETE SÁBIOS CEGOS E O ELEFANTE



Vídeo utilizado para reflexão na JEIF março 2011.

...

"Assim os homens se comportam diante da verdade:
pegam apenas uma parte, pensam que é o todo e continuam tolos"

...

 
 Equipe Betinho



INTERCÂMBIO DE IDEIAS

Parabenizamos a Equipe Pedagógica da EMEF "José Olympio Pereira Filho" por sua iniciativa na criação de um blog destinado aos membros pertencentes ao corpo docente, técnico e pedagógico da U.E.

Inspirados nessa proposta é que criamos o nosso blog!

O link para visita do blog da equipe do J.O. está disponível na lista de links recomendados por nós.

Equipe Betinho

RESPOSTA AO EMAIL - O QUE FAZER COM O LIXO DO BANHEIRO?

Eeeeeeeeeeee!

Acusamos recebimento de e-mail em resposta ao enviado para o radialista Stelio!!!

Vejam os encaminhamentos propostos.

***********************************************************************************

        Renato, boa tarde!

        Primeiramente, parabéns pela sua iniciativa e da EMEF. Esperamos, sinceramente, que todas as outras escolas sigam o exemplo.

        Em segundo lugar, obrigada pela audiência.

         Alguns pontos devem ser levantados para que possamos te auxiliar com respostas às suas colocações, que são:

         - FALTA CONSCIENTIZAÇÃO - Atualmente quem tem sacolas ecológicas não as usam pra fazer compras. Em breve existirá uma lei nacional proibindo a distribuição gratuita das sacolinhas plásticas. Hoje algumas cidades já se anteciparam e proibiram que REDES VAREJISTAS distribuam a " sacolinha". Leia esta matéria que tem dados muito interessantes -
http://www.vidasustentavel.com/index.php/2010/08/71-das-pessoas-entrevistadas-que-tem-nao-a-usam-na-hora-da-compra/

         - NÃO DÁ PARA EXTERMINAR O PLÁSTICO DE NOSSAS VIDAS, então, você pode colocar o lixo na dobradura com jornal, juntar alguns e colocar tudo em um saco preto grande para que a coleta seja feita de forma normal. Não vai resolver o problema, já que o saco de lixo preto é mais resistente do que as sacolas plásticas e pode fazer com que o lixo orgânico demore ainda mais para se decompor. Diminui-se o volume tão somente.

          - Para que houvesse uma diminuição substancial na utilização de sacolinhas plásticas, as REDES VAREJISTAS, além da venda da sacola ecológica ou do incentivo do uso de caixas de papelão, deveria distribuir sacolas que realmente não agredam a natureza. As oxibiodegradáveis ou biodegradáveis, que seriam uma alternativa, não tem comprovação científica em relação aos benefícios efetivos. Com isto , além do preço mais elevado, tanto para o consumidor final como para redes de supermercados que queiram aderir à mudança ( e que acabariam repassando tal custo para o consumidor) , são ainda polêmicas na sua utilização ( leia a matéria
http://www.jornalcomunicacao.ufpr.br/node/5872 ) em relação a real ajuda que dá ao meio ambiente.

Entenda abaixo a diferença entre biodegradável e oxibiodegradável.
Biodegradável – Os materiais biodegradáveis não podem ser considerados a solução para o problema dos plásticos. Seu uso traz uma discussão ética, já que utiliza “alimentos” como mandioca, milho, cana de açúcar etc., para fabricação de objetos descartáveis, como sacolas e poliestireno expandido (mais conhecido como isopor®). A tecnologia atual usa três quilos de açúcar para a fabricação de um quilo de plástico biodegradável. Sua decomposição ainda gera como produto final chorume e gases do efeito estufa, agravando o aquecimento global.É decomposto pela ação de organismos vivos. O uso do termo geralmente pressupõe que os resíduos da decomposição não são tóxicos nem sofrerão bioacumulação. A maior parte do lixo de origem orgânica (papéis, tecidos de algodão, couro, madeira etc.) é biodegradável, e a maioria dos plásticos atuais não. (Dicionário Brasileiro de Ciências Ambientais).
Plástico oxibiodegradável – É aquele que recebe um aditivo para acelerar seu processo de degradação, mas não se decompõe em até seis meses. Não atende as normas técnicas nacionais e internacionais sobre biodegradação. Portanto, não é biodegradável. Este plástico, apenas divide-se em milhares de pedacinhos. No fim do processo não desaparece, mas vira um pó que pode parar em rios, lagos e mares. Isso significa que nossa geração poderá beber involuntariamente plástico oxidegradável misturado à água! E mais: os fragmentos podem ser ingeridos por animais silvestres e animais de criações nas fazendas, causando sérios danos econômicos e ambientais. (Plastivida).

          - Quanto a real projeção da cidade de São Paulo em relação a coleta seletiva, não temos dados para responder com consistência. Existe uma real necessidade dos governos e de implantar tal coleta, ainda mais em cidades grandes, para diminuir as enchentes e dar oportunidade aos catadores de lixo reciclável. Há uma " vontade política" que isto ocorra, mas não sabemos quando. E ainda tem que ter um comprometimento da população em engajar na reciclagem, se não nada adianta.

Espero ter ajudado. E se você descobrir dados novos, nos avise, por favor!

Att,

Mariamélia Biondi
Produtora de Conteúdo e Comunicadora do Programa " Desafios do Aquecimento Global"
www.daglobal.com.br
(011) 3376-9805

**************************************************************************************************

Gostou? COMENTE!!!

Equipe Betinho
 
 
 

quarta-feira, 30 de março de 2011

O QUE FAZER COM O LIXO DO BANHEIRO?

E a nossa dúvida ficou... O QUE FAZER COM O LIXO DO BANHEIRO?

Veja abaixo o e-mail enviado para um radialista. Até agora não respondeu...

Percebam que a redação foi realizada com as inquietações e contribuições de todos os participantes da PARADA PEDAGÓGICA de março.

**********************************************************************************

Bom dia Stelio!
 
Meu nome é Renato, e hoje pela manhã vinha ouvindo o seu programa na Mundial a caminho do trabalho, que é numa escola municipal da prefeitura de São Paulo, onde atuo como coordenador pedagógico.
 
Na nossa EMEF nossos projetos de estudo e didáticos-pedagógicos estão voltados para questões de Natureza e Sociedade, um eixo temático, abrangendo áreas do conhecimento como Ciências, História e Geografia.
 
Ocorre que na última reunião pedagógica, apresentei aos professores um vídeo sobre o destino das sacolas plásticas, com enfase nas sacolas de mercado, ofertadas por vezes gratuitamente. Vimos que a degradação das mesmas já está entrando na cadeia alimentar de diversos animais e por consequência na nossa alimentação, como peixes por exemplo, o que significa que estamos comendo plástico, pois boa parte dos saquinhos vão parar no mar.
 
Após nossas reflexões que apontaram para a abolição do uso das sacolas de plástico, substituindo-as por sacolas de pano, ou por caixas de papelão nas compras, nos deparamos com as seguintes questões:
 
COMO ACONDICIONAR LIXOS COMO OS QUE SÃO PRODUZIDOS NO BANHEIRO, QUANDO NÃO TEMOS A POSSIBILIDADE DE JOGAR OS PAPÉIS E ABSORVENTES NO VASO (o que é diferente na Europa, por exemplo. Por descartarem via esgoto.)? O QUE SUBSTITUIRIA O SAQUINHO?
 
O QUE IMPEDE QUE A COLETA SELETIVA ENTRE  DE FATO COM FORÇA TOTAL NA CIDADE DE SÃO PAULO. VEMOS APENAS AÇÕES ISOLADAS DE ALGUMAS EMPRESAS OU DA PREFEITURA, NADA ABRANGENTES A GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO?
 
LEVANTAMOS AS SEGUINTES PROPOSTAS:
 
PARA O LIXO DO BANHEIRO FAZER UMA DOBRADURA COM JORNAL QUE SERÁ DESPACHADO JUNTO COM O LIXO, MAS NÃO IRÁ DEIXAR DE POLUIR, MESMO QUE O PAPEL TENHA UM TEMPO MENOR DE DECOMPOSIÇÃO, HAVERÁ AGREÇÃO AO O MEIO AMBIENTE. POR OUTRO LADO, PENSAMOS EM COMO COLOCAR UM EMBRULHO DE JORNAL NA RUA PARA COLETA COMUM DOS CAMINHÕES DE LIXO?
 
SAQUINHOS PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS TEM UM CUSTO MAIOR? ONDE O ENCONTRAMOS? SERIA UMA SOLUÇÃO?
 
 
Agradeço por sua colaboração e atenção.
 
Parabéns por seu programa!
 
Abraço.
 
 
Renato Fagundes
**********************************************************************************

Vamos aguardar resposta do radialista... Mas enquanto isso, vamos enviar para outros especialistas? SUGESTÕES?! POSTEM AQUI!

Equipe Betinho

Curso Gratuito para Profs - EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO - PROCON

PROCUREM O LIVRO DE COMUNICADOS PARA TOMAR CIÊNCIA E OPINAR SOBRE A REALIZAÇÃO DA FORMAÇÃO EM NOSSA EMEF. COMENTEM AQUI TAMBÉM!

EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO NAS ESCOLAS

Objetivo:
 
O principal objetivo desta proposta é levar ao conhecimento de dirigentes e profissionais do ensino a importância de se formar consumidores conscientes de seus direitos. Por considerar a Escola o melhor dos foros para exercer o papel educativo através do Professor, sensibilizador e dinamizador da aprendizagem, acreditamos ser possível e viável a introdução do tema "Educação para o Consumo" em suas disciplinas. Partindo da constatação de que o cotidiano das pessoas é integralmente permeado por diversas relações de consumo, torna-se simplificada a abordagem de temas extraídos desta realidade e seu desenvolvimento por meio da aplicação de atividades práticas junto aos alunos (ensino fundamental/de 4ª a 8ª série). Como exemplo de temas, podemos citar: os cuidados na aquisição de produtos, a influência da publicidade nas compras, o consumismo e suas conseqüências para nosso planeta e muitos outros.
A apresentaçao da proposta é realizada nas instituições de ensino, através de palestra introdutória, visando despertar interesse em desenvolver esta conscientização em seus alunos. Posteriormente, agendaremos com os dirigentes um CURSO GRATUITO DE CAPACITAÇÃO PARA OS PROFESSORES e ainda, suporte no decorrer de todo o trabalho. 
 
Público alvo: Dirigentes e profissionais do Ensino Fundamental e Médio

 
Conteúdo da Palestra de Apresentação (3 horas de duração):
  • O consumo em nossas vidas.
  • O Código de Defesa do Consumidor como ferramenta essencial.
  • O papel da escola.
  • O cenário atual de nossa sociedade de consumo.
  • Publicidade / vulnerabilidade da criança e do jovem.
  • O consumismo e suas conseqüências para o planeta.
  • Reflexão sobre o consumo sustentável.
  • Qual o objetivo prioritário desta proposta?
  • Como inserir a "Educação para o consumo" nas escolas?
Outros esclarecimentos:
  • São fornecidos atestados de participação.
  • A Palestra de apresentação e a Capacitação dos professores podem ser realizadas em Diretorias de Ensino e/ou escolas públicas ou privadas de ensino fundamental (de 4ª a 8ª séries), mediante agendamento prévio dos grupos com a Diretoria de Estudos e Pesquisas, através do e-mail: edu.consumo@procon.sp.gov.br
 

FONTE: http://www.procon.sp.gov.br/texto.asp?id=2126 (Visitado as 20h45 dia 30 de março de 2011).
 
Equipe Betinho

Fonte de Letra Cursiva


Link para baixar o arquivo: http://ultradownloads.com.br/download-fonte/Mamae-Que-Nos-Faz/

Equipe Betinho

Livro: Juca Brasileiro e o Hino Nacional

Brasileiros e Brasileiras do nosso Betinho!

Após nossa discussão e combinados sobre o Hino Nacional, segue sugestão de livro paradidático.

"Juca Brasileiro é um garoto que se orgulha da história e dos símbolos de seu país. De um jeito simples e direto, Juca explica o significado de cada verso de Hino Nacional e dá uma dica importantíssima para você não confundir a ordem das estofres na hora de contar".

Autora: Patricia Engel Secco
Ilustrações: Eduardo Arnold Engel
Editora: Melhoramentos
Estamos com um exemplar na coordenação, ele é um emprestimo de uma escola do Taboão da Serra, por tanto, temporário, após avaliação do material, verificaremos a possibilidade da aquisição do mesmo com verba PTRF, para que passe a compor nosso acervo na Sala de Leitura.

Equipe Betinho

domingo, 27 de março de 2011

Início de Conversa

Saudações!
 
Escrevemos este post para dar-lhes boas vindas ao nosso Blog!
 
Vamos criar o hábito de comunicação através desse canal e também de e-mail? Este é nosso convite.
 
Um espaço para nossa equipe de trabalho, a princípio. Teremos aqui pautas, informes, apresentações, vídeos, textos, imagens, mensagens reflexivas, sugestões de sites e outros blogs, bibliografias, troca de experiências, e repasse de comunicados internos e externos de nossa EMEF.
 
Desfrutemos da comunicação eletrônica, ela nos permite desenvolver a competência escritora, a fomentação de debates, a aproximação com outros meios de comunicação não tão usuais na escola, a rapidez na devolução de informações dentre tantos outros benefícios.
 
Cumprimetos fraternais,
Equipe Betinho :)
 

sábado, 26 de março de 2011

Quem foi Herbert de Souza?

Biografia


Herbert José de Sousa (Betinho)


Sociólogo brasileiro
3/11/1935, Bocaiúva (MG)
9/8/1997, Rio de Janeiro (RJ)

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
"A alma da fome é política!" A afirmação de Herbert José de Sousa - o Betinho - nada tem de enigmática. Ela ilustra exemplarmente uma vida de lutas, de empenho e de trabalho pela cidadania e pela vida.

Herbert José de Sousa foi o quarto filho de uma família de oito irmãos, entre os quais o cartunista
Henfil e o músico Chico Mário. Sua infância foi marcada por fatos incomuns. Já nos primeiros dias de vida, teve hemofilia, uma doença no sangue que impede a coagulação.

Passou oito anos morando numa penitenciária, onde seu pai trabalhava.
Herbert de Sousa começou a sua militância política na Juventude Católica, em Belo Horizonte. Estudou na Universidade de Minas Gerais e formou-se em sociologia em 1962. Trabalhou depois no Ministério da Educação e Cultura e na Superintendência de Reforma Agrária.

Depois do
golpe militar de 1964, Betinho engajou-se na resistência contra a ditadura. Passou sete meses no Uruguai e depois, de volta ao Brasil, foi trabalhar como operário na cidade paulista de Mauá.

Em 1971, Herbert de Sousa partiu para o exílio. Morou em diversos países. No
Chile, deu aulas na Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais e assessorou o presidente Salvador Allende, deposto em 1973 pelo general Augusto Pinochet. Escapando da ditadura chilena, Betinho exilou-se no Canadá e depois no México. Fez doutorado e foi professor na Universidade Autônoma do México.

Com a anistia política, em 1979, Herbert José de Sousa retornou ao Brasil. Tornou-se um dos símbolos da resistência política. Dois anos depois, fundou o IBASE (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas).

Herbert de Sousa foi um dos primeiros intelectuais a advogar em favor das organizações não-governamentais, que não dependem do estado nem da iniciativa privada. Foi também um dos fundadores da campanha nacional pela reforma agrária.

Em 1990, o movimento Terra e Democracia, que Betinho liderava, reuniu no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, milhares de pessoas para lutar pela democratização da terra.

Herbert de Sousa teve confirmado o diagnóstico de sua contaminação pelo HIV, o vírus causador da
Aids, em 1985, contraído numa de suas inúmeras transfusões de sangue no tratamento da hemofilia.

No ano seguinte, fundou a ABIA, uma associação para lutar pelos direitos das pessoas portadoras do HIV ou dos doentes com Aids. Betinho dirigiu essa organização por onze anos.

A doença atingiu também sua família: no período de um ano, Betinho perdeu dois irmãos vítimas da Aids. A maneira de lidar com a doença foi falar sobre ela. Herbert de Sousa iniciou uma grande campanha nos meios de comunicação para esclarecer as pessoas sobre a doença.

Em 1992, Betinho liderou o movimento pela Ética na Política, que culminou com o impeachment do então presidente
Fernando Collor, em setembro do mesmo ano. Esse movimento plantou os alicerces do movimento Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida. A partir da participação de Betinho, o problema da fome e da miséria tornou-se visível e concreto para todos os brasileiros.

Herbert de Sousa abriu várias frentes de trabalho, principalmente no seu relacionamento com a mídia. Em 1993, foi considerado "homem de ideias do ano", pelo Jornal do Brasil.

Depois de muito lutar contra a doença, Betinho faleceu em 1997, aos 61 anos, em sua casa, no bairro do Botafogo.
Crédito do texto (26/03/2011 as 12h51): http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u348.jhtm