E a nossa dúvida ficou... O QUE FAZER COM O LIXO DO BANHEIRO?
Veja abaixo o e-mail enviado para um radialista. Até agora não respondeu...
Percebam que a redação foi realizada com as inquietações e contribuições de todos os participantes da PARADA PEDAGÓGICA de março.
**********************************************************************************
Bom dia Stelio!
Meu nome é Renato, e hoje pela manhã vinha ouvindo o seu programa na Mundial a caminho do trabalho, que é numa escola municipal da prefeitura de São Paulo, onde atuo como coordenador pedagógico.
Na nossa EMEF nossos projetos de estudo e didáticos-pedagógicos estão voltados para questões de Natureza e Sociedade, um eixo temático, abrangendo áreas do conhecimento como Ciências, História e Geografia.
Ocorre que na última reunião pedagógica, apresentei aos professores um vídeo sobre o destino das sacolas plásticas, com enfase nas sacolas de mercado, ofertadas por vezes gratuitamente. Vimos que a degradação das mesmas já está entrando na cadeia alimentar de diversos animais e por consequência na nossa alimentação, como peixes por exemplo, o que significa que estamos comendo plástico, pois boa parte dos saquinhos vão parar no mar.
Após nossas reflexões que apontaram para a abolição do uso das sacolas de plástico, substituindo-as por sacolas de pano, ou por caixas de papelão nas compras, nos deparamos com as seguintes questões:
COMO ACONDICIONAR LIXOS COMO OS QUE SÃO PRODUZIDOS NO BANHEIRO, QUANDO NÃO TEMOS A POSSIBILIDADE DE JOGAR OS PAPÉIS E ABSORVENTES NO VASO (o que é diferente na Europa, por exemplo. Por descartarem via esgoto.)? O QUE SUBSTITUIRIA O SAQUINHO?
O QUE IMPEDE QUE A COLETA SELETIVA ENTRE DE FATO COM FORÇA TOTAL NA CIDADE DE SÃO PAULO. VEMOS APENAS AÇÕES ISOLADAS DE ALGUMAS EMPRESAS OU DA PREFEITURA, NADA ABRANGENTES A GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO?
LEVANTAMOS AS SEGUINTES PROPOSTAS:
PARA O LIXO DO BANHEIRO FAZER UMA DOBRADURA COM JORNAL QUE SERÁ DESPACHADO JUNTO COM O LIXO, MAS NÃO IRÁ DEIXAR DE POLUIR, MESMO QUE O PAPEL TENHA UM TEMPO MENOR DE DECOMPOSIÇÃO, HAVERÁ AGREÇÃO AO O MEIO AMBIENTE. POR OUTRO LADO, PENSAMOS EM COMO COLOCAR UM EMBRULHO DE JORNAL NA RUA PARA COLETA COMUM DOS CAMINHÕES DE LIXO?
SAQUINHOS PLÁSTICOS BIODEGRADÁVEIS TEM UM CUSTO MAIOR? ONDE O ENCONTRAMOS? SERIA UMA SOLUÇÃO?
Agradeço por sua colaboração e atenção.
Parabéns por seu programa!
Abraço.
**********************************************************************************
Vamos aguardar resposta do radialista... Mas enquanto isso, vamos enviar para outros especialistas? SUGESTÕES?! POSTEM AQUI!
Equipe Betinho 